Pronatec Cursos: Tudo Sobre Eles!

By | 20 de setembro de 2016
Conheça tudo sobre o pronatec cursos e veja como ele pode ajudar a sua evolução profissional, confira agora mesmo! Dependendo da sua área de atuação, os cursos técnicos e profissionalizantes agregam mais valor ao seu currículo do que uma graduação. Para outros, esses são uma alternativa de custo mais acessível do que cursos universitários.

Para uma das duas ocasiões ou outras quaisquer, o Pronatec vem como saída eficiente e que funciona. O programa do governo federal tem beneficiado milhares de brasileiros, principalmente de baixa renda, que buscam capacitação profissional de graça. Saiba mais sobre o Pronatec e seus cursos.

O que é o Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado em 2011 com o objetivo de gerar oportunidades para brasileiros, principalmente de baixa renda, que buscam bolsas de estudo em escolas de ensino técnico e profissionalizante. O programa já acumula mais de 2 milhões de candidatos beneficiados, onde o maior registro de inscrições se deu a partir de 2014.
novo-pronatec

Vantagens do Pronatec

Claro que a grande vantagem do programa sempre serão as bolsas distribuídas para os candidatos aprovados. Ainda assim, há outros pontos positivos que os alunos encontrarão ao optar por essa oportunidade de estudo. Listamos algumas:

  • Itinerários Formativos: a partir de 2016, uma mudança no Pronatec ajudou bastante os candidatos que querem uma segunda formação técnica. Muitos cursos existem uma segunda formação, como forma de complemento e aperfeiçoamento da profissão. Até então, os alunos teriam que passar pelo processo todo novamente e conseguir uma nova bolsa. A partir de agora, você pode usar uma aprendizagem continuada e aproveitar disciplinas já estivadas em uma nova formação. Além de agilizar o final do curso, o processo tornou-se menos burocrático;

  • Pronatec EJA: o EJA é uma realidade muito positiva em nosso país. O programa Educação de Jovens e Adultos permite aos brasileiros que não conseguiram concluir seus estudos em tempo hábil, possam recorrer ao EJA para que isso aconteça. Agora a mesma possibilidade ajuda esses candidatos a se encaminharem de forma mais positiva em seus cursos, sem que haja um atraso ainda maior na conclusão deles;

  • E-pronatec: quem não quer ou não pode frequentar uma escola profissionalizante regular, já pode optar pelo E-pronatec. O sistema funciona como escolas EAD, onde o aluno acessa uma plataforma online e pode concluir algumas matérias do seu curso sem precisar ir até a escola.

  • Instituições Parceiras: todas as escolas do Senai, Senac, Senar e Senat possuem parceria com o Pronatec. Além dessas, outras instituições de nível profissionalizante também disponibilizam cursos. O candidato tem a oportunidade de escolher uma sede em qualquer estado brasileiro;

Cursos Pronatec

Os cursos do Pronatec são direcionados a alunos que concluíram ou estão em conclusão do ensino médio e buscam por uma formação profissionalizante. Eles também podem ser de qualificação profissional ou técnico profissionalizante. Todas as informações sobre as oportunidades do programa podem ser encontradas no site do Pronatec. Além de saber como cada curso funciona, você pode encontrar a melhor oportunidade perto de você!


Você já conhecia o Pronatec? O que achou da oportunidade? 
Deixe seu comentário! Caso tenha alguma dúvida, também podemos ajudá-lo!

Quem leu este artigo também leu:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *