Ponto Cruz 7 Tipos e Gráficos de Ponto Cruz

By | 14 de julho de 2014

A técnica do Ponto Cruz leva esse nome pela derivação do termo em inglês “CROSS STITCH” ou “Ponto Cruzado”, ou seja, um “xis” que seria uma cruz pequena no bordado.

Embora muita gente pense que bordar ponto cruz é de apenas uma maneira, existem muitos tipos de pontos de cruz, inclusive, o Ponto Cruz Brasileiro. Vamos aprender abaixo sobre 7 tipos de Ponto cruz.

Ponto Cruz Gráficos

1 – Ponto Cruz Tradicional ou Método inglês – Os pontos ficam só numa direção. Você escolhe qual direção o ponto de cima deve ficar, mas, todos os pontos devem ficar na mesma posição do começo ao fim do bordado. Não há muita preocupação com o avesso do bordado e sim com a frente e com todos os pontos sempre na mesma direção. Os pontos são feitos um de cada vez, ponto por ponto.

2 – Ponto Cruz Dinamarquês – Diferentemente do método inglês, este ponto é feito por carreirinhas de idas e voltas, tanto na horizontal, quanto na vertical. É considerado um método econômico, pois economiza linhas. Também é feito em uma só direção.

3 – Ponto Cruz Duplo – Primeiramente é feito um Ponto Cruz simples; depois é puxada com a agulha quatro fios abaixo e dois fios à esquerda. Depois quatro fios acima e puxe dois fios à esquerda e dois fios abaixo. Para começar o ponto seguinte, faça com a agulha quatro fios à direita e puxe dois fios abaixo e quatro fios à esquerda. Arremate pelo avesso no caso de um Ponto Cruz Duplo individual.

4 – Ponto Cruz de Duas Vistas – É geralmente realizado com linha grossa para o Ponto Cruz grande e uma linha fina para o Ponto Reto pequeno. Aparecem então duas cruzinhas uma sobre a outra, com linha grossa e fina.

5 – Ponto ​Cruz Atrás – Feito em duas vezes: a de ida, da direta para a esquerda, e a de retorno. Para realizá-las, comece com a agulha pela direita e faça a primeira série de tracinhos, pegando e deixando um número sempre igual de fios do tecido, de acordo com o esquema ou motivo.

6 – Ponto Cruz ​F​racionado – É também chamado de um “quarto de ponto”, podendo aparecer assim: “1/4 X”. Realça a definição a desenhos arredondados ou com ângulos mais agudos de um esquema e só aparece acompanhado de contorno.

7 – Ponto ​Cruz Brasileiro – Batizado assim pelo artesão Wagner reis, é uma mistura do método inglês e do método dinamarquês. Você faz o ponto e o cobre fazendo a cruzinha, mas ele também possui a carreira de ida e de volta. Os pontos de cima da cruz podem ficar para qualquer lado e o avesso fica perfeito por conta do arremate.

​Estes são apenas algumas das variações que existem do Ponto Cruz que conhecemos, existem muito mais. Em sites especializados você pode encontrar outras dicas de como fazer ponto cruz bordado e em letras, além dos cursos que são oferecidos nesses sites.​

Quem leu este artigo também leu:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *