Período Fértil Feminino Quando é?

By | 19 de novembro de 2014
O período fértil feminino acontece quando a mulher está ovulando. Isso acontece uma vez por mês e faz parte do ciclo menstrual que possui outras fases como a fase folicular quando as alterações hormonais fazem com que o revestimento uterino cresça até que se forme um óvulo.
Quando este óvulo se forma podemos dizer que a mulher está no período fértil,  este óvulo estará pronto para ser fertilizado pelo espermatozóide, gerando um embrião. Se esse óvulo não é fertilizado, ele atrofia e morre gerando a menstruação.
A menstruação acontece mensalmente enquanto o óvulo não for fertilizado, as alterações hormonais regem todo o ciclo menstrual feminino nas suas três fases que começa com a produção do óvulo, a ovulação e por fim a morte deste óvulo caso não seja fecundado.

Quando é o Período Fértil Feminino?

O período fértil feminino pode ser calculado a fim de evitar gravidezes indesejadas e até mesmo para auxiliar nos processo de gravidez, através de métodos contraceptivos ou através de processos que garantem que a mulher engravidará.
Controlar se  para calcular o período fértil é preciso anotar o primeiro dia da menstruação e contar 14 dias.  O 14º dia após a menstruação é o início do período fértil feminino, este período pode durar cerca de 3 dias isso quer dizer durante estes dias a mulher poderá engravidar, caso tenha relação sexual sem proteção.

Qual é o Período Fértil Feminino?

Para poder calcular o período fértil feminino é necessário que a mulher tenha um ciclo menstrual regular, isso significa que não haverá atrasos na ovulação, garantindo que o cálculo esteja certo.
Mulheres que menstruam com intervalos curtos, menos de 20 dias, ou muito longos, mais de 28 dias, podem sofrer alterações hormonais e isso impacta de forma negativa a contagem do período fértil.
Período Fértil Feminino Quando é?

Período Fértil Feminino Sintomas

Não há grandes sintomas de período fértil feminino, o ciclo menstrual é regido por alterações hormonais e isso sim pode gerar alguns sintomas.
Mas as mulheres que estão ovulando podem sentir sintomas como aumento de secreções vaginais, aumento do líbido e em alguns casos fragilidade emocional.
Esses são os sintomas são gerados pelas alterações de progesterona e estrogênio, hormônios responsáveis pela fertilidade que fazem com que todo o ciclo menstrual funcione em harmonia.

É possível Engravidar Fora do Período fértil

O período fértil feminino se refere aos dias de ovulação, sem ovulação não há como engravidar. Mas há casos de que o cálculo do período fértil venha a falhar e a mulher acaba engravidando por não saber que está ovulando.
Para evitar gravidez indesejada é indicado se proteger com métodos contraceptivos a partir do 10º dia após a menstruação até o 17º dia, evitando assim as raras possibilidades de engravidar durante o período fértil.
Caso a intenção seja engravidar, então os métodos contraceptivos devem ser abolidos durante este período para que óvulo seja fecundado e inicie o processo da formação do embrião.

O cálculo do período fértil deve ser feito mensalmente, através de calendários ou tabela do periodo fertil específicas que permitem a anotação de sintomas, dias que houve relação sexual e outros. 

Quem leu este artigo também leu:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *