Óleo Mineral Riscos e Indicações Bula Completa

By | 27 de junho de 2014

Muitos conhecem o óleo mineral como laxante, mas poucos sabem a procedência desse medicamento nem que ele também é usado para cosméticos como hidratantes labiais, cremes hidratantes e condicionadores.

A verdade é que o óleo mineral é uma parafina líquida, um produto derivado do petróleo que recebe alguns benefícios durante o processo químico que o faz ficar transparente.

Mas para a saúde o principal uso do óleo mineral é como laxante, uma vez que ele ajuda a lubrificar as fezes, ajudando quem tem problemas de prisão de ventre e até mesmo soltando o intestino para quem vai fazer exames como colonoscopia.

O óleo mineral é indicado principalmente para este fim, sem administrado via oral para retardar a reabsorção de água pelos intestinos. Ao impedir que a água seja reabsorvida pelas paredes intestinais, o óleo mineral deixa a massa fecal mais pastosa sendo expelida com mais facilidade.

Este é o principal uso do óleo mineral na medicina, por ser praticamente natural, não há contra indicações para consumir este produto, mas é preciso seguir as orientações médicas para não consumi-lo de mais e assim ter problemas de diarréia e desidratação.

Benefícios do Óleo Mineral

O principal benefício do óleo mineral no organismo é não deixar a água ser absorvida pelo cólon, assim a pessoa não fica ressecada e consegue eliminar os detritos que não foram aproveitados durante o processo de digestão dos alimentos.

O bom funcionamento do intestino é essencial para o organismo, eliminando bactérias e até mesmo liberando alguns hormônios como a serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

É função do intestino também ajudar na defesa do organismo através do fortalecimento do sistema imunológico que se responsabilidade em proteger o corpo de doenças causadas por bactérias. As bactérias boas do organismo são responsáveis em eliminar as más.

óleo mineral

Quem consome óleo mineral consegue auxiliar o bom funcionamento do intestino, mantendo sempre a eliminação das toxinas e assim liberando as terminações nervosas do cólon que, ao funcionar bem, produzem hormônios de bem-estar, como citamos, e outros.

Mas como falamos o óleo mineral também é usado em cremes de para cabelo e em cremes para pele. Nesses casos o benefício do óleo mineral está em hidratar e não deixar o cabelo ou a pele eliminar a água.

Há diversos produtos no mercado que possuem óleo mineral em sua composição e seu uso é indicado para quem tem cabelos secos ou pele seca. Ao contrário dos óleos vegetais, o óleo mineral não pode ser usado em forma líquida diretamente nos cabelos e nem na pele.

Óleo Sintético ou Mineral

A parafina líquida também é usada para produzir lubrificantes para carros. Mas há algumas diferenças: o óleo mineral é obtido através de um processo de separação dos componentes do petróleo onde é adicionado alguns componentes. Já o óleo sintético é produzido por uma reação química. É preciso analisar qual é o melhor tipo de óleo para o seu veicúlo.

Cuidados ao usar Óleo Mineral

Para poder usar óleo mineral é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro deles é ao consumi-lo como laxante seguir apenas a recomendação médica sobre a dose diária.

Consumir o produto em excesso pode levar a problemas intestinais como diarréia e com isso a desidratação. Evite complicações e procure sempre um médico antes de iniciar o tratamento com óleo mineral.

Há algumas pesquisas que ligam o consumo de óleo mineral em produtos de beleza com câncer, mas vale lembrar que nenhuma pesquisa até o momento afirmou que é o óleo mineral que causa o problema, uma vez que os produtos químicos possuem outras substâncias cancerígenas em sua composição. Em caso de problemas de irritação ou para tirar mais dúvidas procure um médico ou dermatologista.

Quem leu este artigo também leu:

2 thoughts on “Óleo Mineral Riscos e Indicações Bula Completa

  1. Ione

    pessoal! Gostaria de saber se realmente óleo mineral misturado com sal grosso, ajudar a minimizar os efeitos da celulite. A pele fica macia!

    Reply
  2. ivani

    faço uso do óleo mineral,todos os dias,uma colher antes das refeiçoes,pois tenho hemorróidas,mas foi a médica que me receitou,estou me sentindo melhor as fezes estao mais amolecidas,e assim melhora tbm a inflamaçao das hemorróidas.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *