Como Pagar o IPVA Atrasado Sem Juros

By | 20 de janeiro de 2017

A sigla IPVA é usada para abreviar o termo “Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores”, que se trata de um imposto estadual com o objetivo de arrecadar dinheiro sobre os automóveis da população brasileira, sem levar em consideração qual tipo ou modelo do veículo que ele possuir. Por isso é importante saber como pagar o IPVA atrasado e evitar possíveis inconvenientes, como veremos a seguir.

O IPVA é um imposto que apenas os Estados, incluindo o Distrito Federal, têm competência para instituí-lo. Ou seja, não poder ser uma obrigação do Governo brasileiro. Tal arrecadação é feita por cada estado, isoladamente, sendo que 50% do valor total arrecadado é destinado ao próprio estado, e a outra parte pertence ao município onde o veículo foi registrado e emplacado.

Essa autonomia que cada estado brasileiro possui para estabelecer as particularidades de como vai ser a cobrança do imposto, inclui também a alíquota cobrada no IPVA, por isso ela varia em cada estado, pois é determinado por base em cada governo, e seus próprios critérios administrativos.

Fica claro que o único objetivo do IPVA é arrecadar dinheiro para melhorias no estado e município, lembrando que, esse imposto não é cobrado apenas de veículos que circulam em terra, como carros, caminhões, tratores, motocicletas, ou seja, pode ser cobrado de outros tipos de veículos automotores, como barcos, lanchas, e etc.

Esse Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é cobrado anualmente, e não tem relação nenhuma com a situação das estradas, ou das ruas, como as pessoas imaginam, é comum ver alguém questionando que paga o IPVA, mas as ruas continuam cheias de buracos, é preciso esclarecer que ele é apenas de uso fiscal do estado e município.

O valor do IPVA pode ser pago à vista com desconto ou até mesmo dividido em três parcelas sem desconto, sedo que um dos estados com a alíquota do IPVA mais alto é São Paulo e, logo em seguida, o Rio de Janeiro, se tratando do dois estados com mais visibilidade no país.

como-pagar-ipva-atrasado

Como pagar o IPVA atrasado: Dicas

Para saber como pagar um IPVA atrasado, o primeiro passo vai ser entrar no site do Detran do seu estado, seja ele qual estado for, e assim, ver quais são os débitos que constam no sistema referentes ao seu veículo, isso acontece pois, caso esteja atrasado a mais de um ano, não será possível fazer a impressão dessa via atrasada por meio do site oficial do Detran.

Nesse caso, se o seu IPVA estiver em atraso a mais de um ano, se faz necessário ir até a Secretária de Finanças do seu Estado, a SEFIN, e pedir uma segunda via de todos os débitos que estiverem atrasados, sem se esquecer de que negociando o valor e a forma como elas podem ser pagas, ajudará no seu orçamento.

Não é vantagem nenhuma para o contribuinte atrasar o pagamento do IPVA, pois saiba que os juros e as multas em cima desse atraso, sofrerão variação de acordo com o tempo em que esse tributo estiver em atraso. Assim, para quem atrasou apenas um mês e logo em seguida, já foi realizado a quitação, o valor será menor, já que os juros ainda não terão acumulado tanto quanto para aquele que está em débito há seis meses, por exemplo.

Sendo assim, para aqueles que deixará o IPVA 2017 vencer por quase doze meses (1 ano), esse valor será consideravelmente maior, mas, pelo menos, irá conceder ao contribuinte a oportunidade de ser feito um parcelamento nesse débito. A multa cobrada pelo atraso será de aproximadamente 20% sobre o valor original a ser pago, enquanto os juros estão na casa de 1% a cada mês de inadimplência.

Como pagar o IPVA atrasado sem comprometer o orçamento

Um dos maiores problemas enfrentados pelos contribuintes é que nesse período do ano, além do IPVA, há também o IPTU a ser pago. Fora isso, despesas com matrículas e materiais escolares para os filhos, gastos com lazer, por ser um período de férias escolares, tudo influencia no orçamento.

Então, para quitar tudo sem viver uma crise financeira familiar, comece a se preparar com antecedência, estipule uma data e corte alguns gastos que não são de tanta importância. Assim, você poderá poupar o valor suficiente para pagar a sua fatura do IPVA, em parcela única, com desconto e restabelecendo o controle das suas economias.

Segundo consta no Código de Transito Brasileiro, ao circular com um veículo que possui o seu licenciamento em atraso a infração é considerada gravíssima, e o condutor estará sujeito a pagar uma multa de R$ 191,54, perdendo também 7 pontos na sua carteira de habilitação e ainda ter o seu carro apreendido pela autoridade fiscalizadora. Se trata de um risco muito alto para o contribuinte correr. Diante disso, busque sempre manter em dia o pagamento da guia do imposto do veículo.

Só há uma forma eficaz para regularizar a sua situação: efetuando o pagamento do Imposto está em atraso. Portanto, é necessário imprimir a segunda via da guia do imposto no mesmo site do Detran do seu estado, como citado acima. Este boleto já será emitido com o valor do IPVA atrasado com taxas e juros atualizados, depois disso é necessário apenas pagar a guia dentro do prazo de vencimento que vem descrito na própria guia para regularizar a situação do licenciamento do seu veículo.

Ao se encontrar com esse boleto em mãos, o pagamento pode ser feito direto em uma agência bancária autorizada ou ainda pela internet banking, preenchendo os dados solicitados. Veja quais são as agências autorizadas:

  • ABN Amro Real: http://www.bancoreal.com.br/
  • Bradesco: http://www.bradesco.com.br/
  • Banco do Brasil: http://www.bb.com.br/
  • Caixa Econômica Federal: http://www.caixa.gov.br/
  • Citibank: http://www.citibank.com.br/
  • Daycoval: http://www.daycoval.com.br/
  • HSBC: http://www.hsbc.com.br /
  • Itaú: http://www.itau.com.br/
  • Mercantil do Brasil: http://www.mercantildobrasil.com.br/
  • Panamericano: http://www.panamericano.com.br/
  • Rendimento: http://www.rendimento.com.br/
  • Safra : http://www.safranet.com.br/
  • Santander: http://www.santander.com.br/
  • Schahin: http://www.schahin.com.br/banco/br/
  • Unibanco: http://www.unibanco.com.br/

Agora que você já sabe como pagar o IPVA atrasado, só vai depender da sua preferência e do modo como for mais conveniente para você quitar essa pendência. Não se esqueça de confirmar a data de vencimento, para não perder o prazo final.

Quem leu este artigo também leu:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *