Aposentadoria INSS: Você Sabe Todos os Detalhes?

By | 27 de julho de 2016

Conheça tudo sobre a aposentadoria do inss: quem pode se aposentar, como fazer e muito mais!

A aposentadoria INSS é um dos direitos conseguidos pelos trabalhadores dentro das diversas reformas trabalhistas iniciadas por Getúlio Vargas. Essas reformas permitem ao trabalhador um mínimo de seguridade e uma vida mais digna, sendo capazes de terem uma terceira idade com uma renda mínima.Mas nem todo mundo sabe como funciona ou como lutar pelos seus direitos.

Vamos falar mais sobre as possibilidades da aposentadoria INSS, apresentar as possibilidades e como você vai conseguir extrair o máximo da sua aposentadoria INSS.

Quais são as formas de aposentadoria INSS existentes?

Como existem carreiras com aposentadorias de tempo diferenciado e pessoas em situação diferenciada, muitos tipos de pessoas e carreira apresenta um plano de aposentadoria INSS específico, como por exemplo, menos tempo de trabalho para mulheres se aposentarem, existem planos de aposentadoria específicos para professores, além de outras questões, que serão explicados com mais detalhes agora. Lembrando que é preciso estar em dia com os pagamentos em todos os caso, pra isso você tem de ter a sua certidão negativa de debitos, também conhecida como cnd inss. Agora vamos aos tipos de aposentadorias existentes:

Aposentadoria por idade: é uma aposentadoria que você pode pedir ao atingir determinada idade. O homem precisa ter ao menos 60 anos e a mulher, 55. Além disso, eles precisam ter contribuído, ao menos, 15 anos com a previdência social, por meio de trabalho com carteira assinada. O valor das contribuições é exatamente proporcional ao valor da aposentadoria e existem vários cálculos para definir esse valor. Nestes casos, existem opções específicas para deficientes físicos confirmados em perícia do INSS.

aposentadoria inss

Aposentadoria por tempo de serviço: Esse tipo de aposentadoria é diferenciado, já que é necessário ter contribuído por 35 anos, no caso dos homens, e 30 anos, no caso de mulheres. Para estas aposentadorias, existem diversas regras vigentes, que vão depender um pouco de quando você começou a contribuir para a aposentadoria INSS.

Outro detalhe importante é que você precisa de, no mínimo, 15 anos contribuindo para ser eletivo para essa aposentadoria por tempo de serviço. Uma das regras complementares para a aposentadoria por tempo de serviço, criada em 1994, criou a regra da aposentadoria por tempo de serviço proporcional, onde você pede a aposentadoria, mas precisa cumprir 10% do tempo que falta para poder, efetivamente, se aposentar.

Aposentadoria especial: A aposentadoria especial permite que você se aposente com menos tempo de serviço devido à quantidade de insalubridade da profissão. É necessário contribuir, com ao menos, 15 anos com a atividade em questão. Algumas atividades exigem 20 ou 15 anos para possibilitar esse tipo de aposentadoria INSS, mas é sempre importante checar detalhadamente com um especialista.

Eu preciso de um advogado para isso?

Não. O que os advogados de aposentadoria fazem é aproveitar as regras e tentar aumentar ao máximo a sua aposentadoria INSS. Para algumas pessoas, porém, existe tão pouco a ser feito em relação a isso que pode não ser a melhor ideia.

Continue conosco e saiba mais sobre seus direitos!

Se você tem dúvidas ou sugestões de novos artigos, pode deixar nos comentários!

Quem leu este artigo também leu:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *